A Interbrand soltou o relatório de 2009 com a avaliação das marcas mais valiosas do mundo. Para se qualificar para a lista, uma marca tem que ter dados financeiros publicados e tem que gerar pelo menos 1/3 das suas vendas fora do país de origem (por isso, por exemplo, que o Walmart não se qualifica).
A Coca-Cola continua no posto de marca mais valiosa seguida de IBM, Microsoft, GE, Nokia, McDonald’s, Google, Toyota, Intel e Disney. Lista abaixo com os 10 primeiros (lista dos 100 primeiros no site da Interbrand aqui).
- A Coca-Cola cresceu 3% vs. o ano anterior, e o relatório diz que isso é em razão da agressividade da empresa durante a crise. A Coca lançou 700 produtos no mundo todo em 2008 e “se mantém super focada em marketing in-store e embalagens.” Olha, eles realmente fizeram e fazem um grande trabalho. Mas quando você olha os números, vê que seus concorrentes e empresas de natureza similar tiveram resultados de crescimento similares (por exemplo, Pepsi também cresceu 3%).
- A Google continua com crescimento fantástico (25%). Já escrevi sobre algumas decisões que considero erros estratégicos (post: Google Chrome – Estratégia certa para o Google?), mas no geral não há o que questionar o sucesso da estratégia de foco constante em inovação e criação de novas categorias.
- Já escrevi sobre a confusão em que estão as eletrônicas (post: Bola fora do novo slogan da Sony). A falta de foco no consumidor é grande e os resultados da Sony (-12%), Phillips (-2%), Canon (-4%), Panasonic (-1%) e Samsung (-1%) mostram isso. Como disse antes no mesmo post, não é a toa que a Apple está comendo no quintal deles (cresceu 12%).
- Gillete parece não ter sofrido com a compra pela Procter & Gamble (+4%).
- Industria automobilística: Toyota (-8%), Mercedez Benz (-7%), BMW (-7%), Honda (-7%), Porche (-8%). Já escrevi dos problemas desta indústria (post: Crise das Montadoras de Automóveis é de Branding).
- Dá pena ver o Starbucks (-16%), mas também já escrevi sobre o problema duas vezes (Starbucks e Mais sobre o Starbucks).
- Parabéns a Amazon com inovação via Kindle (+22%)
- Harley-Davidson caiu 43%!!!! Parece que não pelos mesmos problemas de branding das montadoras, mas seu tipo de negócio (supérfluo caríssimo de luxo) sofreu com a crise.
Teria mais coisa… mas o post já está longo demais.
No comments:
Post a Comment