Tuesday, November 17, 2009

Para Mika Salo, saída da Toyota é resultado da falta de estabilidade do time

Piloto da Toyota em 2002, Mika Salo afirmou que as constantes mudanças entre as pessoas-chave na Toyota contribuíram para a saída do time da F1

Piloto da Toyota no ano de estreia da equipe na F1, o finlandês Mika Salo afirmou nesta terça-feira (17) que a saída da montadora japonesa da categoria foi resultado da falta de estabilidade dentro da equipe. Para o ex-piloto de F1, as constantes mudanças entre os principais membros do time contribuíram para a falta de sucesso da Toyota que encerrou seu ciclo na elite do automobilismo mundial sem nenhuma vitória depois de oito temporadas.

“As pessoas-chave mudavam o tempo todo e eles não tinham essa continuidade que é preciso ter para o sucesso”, destacou Salo em entrevista à revista britânica “Autosport”. “Eles tinham bons designers e pilotos, mas depois mudavam, então todo o desenvolvimento começava novamente do zero. Houve algumas decisões mal feitas, mas eu acho que eles deveriam ter vencido ao menos uma corrida”, salientou.

Salo destacou que um dos grandes erros da Toyota foi ter começado a caminhada na F1 com pessoas inexperientes no comando do time.

“Eles começaram no caminho errado, então levou um tempo para consertá-lo. Finalmente eles começaram a conquistar alguns bons resultados este ano. Foi um grande investimento da empresa, mas agora, com a crise econômica, [a decisão de deixar a F1] é compreensível”, acrescentou o nórdico.

A saída de Ove Andersson do cargo de chefe de equipe do time nipônico também foi outro fator que atrapalhou o progresso da Toyota na categoria. Na opinião de Salo, Andersson era um dos que de fato sabia tomar decisões e tinha controle da situação.

Por fim, o finlandês declarou que não ficou surpreso quando a Toyota anunciou que não ia disputar a temporada de 2010 da F1, revelando que sair da categoria era uma hipótese há tempos considerada pela montadora.

“Depois que saí, em 2003, vi o pessoal durante todos os anos e eles falavam sobre isso o tempo todo. Eles não sabiam se na manhã seguinte iam trabalhar ou não. Então, todos estavam muito inseguros. É uma pena isso ter acontecido, já que virou uma espécie de tendência.  Todo mundo está se retirando, todas as montadoras, e as equipes privadas estão voltando. É uma pena porque a Toyota não conseguiu o que queria na F1”, encerrou Salo.

[Fonte: esporte.ig.com.br]

No comments:

Post a Comment